sábado, 14 de junho de 2014

O que são cifras e compassos?

Cifra é uma notação para representar os nomes dos acordes. Já aprendemos que a nomenclatura básica para as notas é a seguinte:

C --> dó
D --> ré
E --> mi
F --> fá
G --> sol
A --> lá
B --> si

Agora iremos destacar que os acordes também são identificados com essa notação. Em uma cifra, o nome do acorde acaba recebendo o nome da nota fundamental (1º grau) do acorde. Por exemplo, um acorde formado pela tríade C, E, G é chamado de C (Dó). Geralmente, essa é a nota mais grave (que está no baixo) do acorde. Mas esse detalhe do baixo não é uma regra, pois o acorde pode estar invertido (não se preocupe com esse detalhe agora, pois estudaremos esse assunto profundamente em outros tópicos).

 "Cifrar" uma música significa escrever os acordes na ordem em que eles aparecem dentro da música. Geralmente isso é feito em cima da letra da música, mostrando o ponto certo em que o acorde deve ser tocado, como no exemplo abaixo:

 C
Atirei o pau no gato - to
             Dm
Mas o gato - to
                 C
Não Morreu - reu - reu

Outra maneira de escrever uma cifra é representando os compassos da música. Para quem não sabe partitura, vamos dar uma breve definição simplista: compasso é um intervalo de tempo. Acordes que possuem a mesma duração (ficam a mesma quantidade de tempo) na música, ficam divididos por compassos iguais. Quando um acorde, nesse caso, dura a metade do tempo dos outros acordes, dizemos que ele durou meio compasso. A representação dos compassos é por meio de barras | |. Nessa representação, a letra da música não precisa aparecer. Por exemplo, o trecho da música acima poderia ser escrito da seguinte forma:

| C | C | Dm | C |

Note que o acorde de Dó apareceu duas vezes consecutivas no início, pois ele durou dois compassos (o dobro do tempo do acorde Dm).

Procure decorar a simbologia das cifras que mostramos aqui caso ainda não saiba. Escreva num papel todas as notas utilizando sua representação e mentalize a qual nota cada letra se refere. Em pouco tempo essa leitura já estará automática.

Fonte:www.descomplicandoamusica.com.br

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Escala musical

Uma escala é uma sequência ordenada de notas. Por exemplo: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó...repetindo esse ciclo. Nessa escala, começou-se com a nota dó e foi-se seguindo uma sequência bem definida de intervalos até o retorno para a nota dó novamente. Essa sequência de distâncias foi: tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom...repetindo o ciclo. Essa escala é chamada de “escala maior”. Poderíamos utilizar essa mesma sequência (escala maior) começando de uma nota que não fosse dó, por exemplo, sol. A escala então seria sol, lá, si, dó, ré, mi, fá#, sol... Note como a mesma lógica foi seguida (tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom). No primeiro caso, formamos a escala maior de dó. No segundo caso, a escala maior de sol. Seguindo a mesma lógica podemos montar a escala maior de todas as 12 notas que conhecemos.  Faça isso como exercício e depois confira abaixo. Mostraremos a escala maior das 7 notas básicas:

escala maior
 Tom distância maior de uma nota até a próxima nota.
Semitom é a distância menor entre notas, chamamos também de meio tom.
A escala do violão é formada de meio em meio tom, ou seja, para percorrermos um tom é necessário andarmos duas casas do violão.