segunda-feira, 14 de abril de 2014

Como localizar as notas na escala do violão?

Primeiramente você precisa entender a escala cromática:

                                                     C C# D D# E F F# G G# A A# B. 

Após a memorização desta escala será necessário saber as notas das cordas do violão:

 1ª corda: Mi agudo
 2ª corda: Si
 3ª corda: Sol
 4ª corda: Re
 5ª corda: La
 6ª corda: Mi grave

Lembrando que as cordas são contadas de baixo para cima, então a primeira corda é mi aguda, a mais fina.

Em seguida, basta aplicar a escala a partir do nome de cada corda do violão considerando os acidentes musicais.

Bons estudos!

Notas no braço do violão



                    A seguir as notas no braço do violão conforme a escala cromática:

                                                 C C# D D# E F F# G G# A A# B


Fonte: www.geralforum.com

terça-feira, 8 de abril de 2014

O que é tom e semitom?



Um tom é uma distância de dois sustenidos (ou de dois bemóis). Um semitom é uma distância de um sustenido (ou de um bemol). Por exemplo, a distância entre dó e ré é de um tom, pois entre dó e ré há uma distância de dois sustenidos (de dó para dó# e de dó# para ré).

Obs: um tom e meio = um tom + um semitom. Nos instrumentos: violão, guitarra, baixo, cavaquinho, entre outros, cada casa do braço do instrumento corresponde a um semitom. 

Exemplos:


Acidentes musicais

Desde crianças ouvimos falar sobre as 7 notas musicais que são: dó, ré, mį, fá, sol, lá si. No entanto, na música ocidental temos 12 notas: dó, dó#, ré, ré#, mi, fá, fá#, sol, sol#, lá, lá# e si.
O símbolo “#” significa sustenido também chamado de acidente musical. O sustenido aumenta meio tom a nota, tornando-a mais aguda. Já outro acidente chamado bemol representado pelo "b" abaixa meio tom a nota, tornando-a mais grave. Um sustenido, por definição, é a menor distância entre duas notas na música ocidental, assim como um bemol. A diferença de nomenclatura (bemol ou sustenido) serve apenas para indicar se estamos nos referindo a uma nota acima ou abaixo. Por exemplo: Ré bemol é o mesmo que Dó sustenido.


No piano, as teclas brancas contêm as notas com nome específico (C, D, E, F, G, A, B) e as teclas pretas contêm os acidentes (C#, D#, F#, G#, A#).

segunda-feira, 7 de abril de 2014

O que é um timbre?

O som é uma onda, mas nem sempre ela é certinha (senoidal) como aparece nos livros. Cada onda sonora apresenta um formato característico  que depende do material que produziu o som. Isso é o que define o timbre do som.
Timbre é o que diferencia dois sons de mesma frequência (mesma nota), ou seja, a qualidade do som. Por exemplo, a nota Dó tocada no violão tem um som muito diferente da nota Dó tocada no teclado ou na flauta. Isso significa que esses instrumentos possuem timbres diferentes.

O que são notas musicais?

Uma nota musical é o elemento mínimo de um som. Quando uma corda vibra, ela movimenta as moléculas de ar ao seu redor. Essa agitação das moléculas ocorre na mesma frequência de vibração da corda. O ouvido humano capta essa vibração do ar e a processa atribuindo um som ao cérebro.  Para cada frequência de vibração, o cérebro atribui um som diferente (uma nota diferente).

As notas musicais podem ser identificadas por letras para facilitar a escrita e aumentar a velocidade de leitura. A notação utilizada é universal, o que facilita a comunicação com músicos de outros países. Existem 7 letras para representar as notas musicais. A definição das letras e suas notas correspondentes é a seguinte:

C --> dó
D --> ré
E --> mi
F --> fá
G --> sol
A --> lá
B --> si  (H no alemão)

Fonte: www.descomplicandoamusica.com.br